terça-feira, 4 de maio de 2010

Malcolm X


El Hajj Malik El Shabazz conhecido em todo o mundo por Malcolm X, nasceu a 19 de Maio de 1925. Foi um activista defensor dos direitos dos negros nos Estados Unidos da América.

Na sua ideologia, Malcolm X defendia o uso da violência para combater o racismo por parte da população branca. Além disso, essa ideologia tinha uma forte carga religiosa (islâmica) e, numa fase mais evoluída, assentava numa base socialista.

Deste modo, aqui deixamos uma citação de Malcolm X em relação ao porquê da defesa da supremacia negra, e à diferenciação entre "escravos negros de casa e os de campo".
Além disso, deixaremos excertos em vídeo de vários discursos deste activista em que defende o uso da violência para criar uma sociedade equalitária e não racista.

«Durante um programa de grande audiência de uma rede de TV americana, Malcolm X foi questionado pelo professor universitário afro-americano Dr.Payson.

Dr.Payson: - Por que ensina a supremacia negra? Por que ensina o ódio?
Malcolm X: - Um branco pergunta ao negro porque o odeio, é como o violador perguntar à violada: “Você me odeia?”. O Branco não está em posição moral para acusar o negro de nada.
Dr.Payson: - Mas é um negro que te faz a pergunta.
Malcolm X: - Quem chamaria você de negro com diploma de formação superior? E o que os brancos te chamam. É preciso entender o raciocínio, e para isso, é necessário saber que, historicamente, havia duas espécies de escravos: o negro da casa e o do campo. O negro da casa vivia junto do senhor, na senzala ou no sótão da casa grande. Vestia-se, comia bem e amava o senhor. Amava mais o senhor que o senhor o amava a ele. Se o senhor dizia: “Temos uma bela casa”. Ele respondia: “Pois temos”. Se a casa pegasse fogo, o negro da casa corria para apagar o fogo. Se o senhor adoecesse, dizia “estamos doentes”. Se um escravo do campo lhe dissesse: “ vamos fugir desse senhor”, ele respondia: “existe uma coisa melhor do que o que temos aqui?”. “Não saio daqui.” O chamávamos de negro da casa. É o que lhe chamamos agora, porque ainda há muitos pretos de casa.»
Malcolm X - Por qualquer meio necessário



Assim, gostaríamos que aqui deixassem a vossa opinião em relação à ideologia defendida por Malcolm X.

1 comentário:

  1. Malcolm X, a par de Martin Luther King, teve um importante papel no movimento negro nas década de 50 e 60.Considerou que a questão negra assentava em três pontos fundamentais:1) O islamismo, 2) a violência como método para auto-defesa e 3)o socialismo. Pouco a pouco, ele percebeu que a questão do negro não era uma questão apenas de carácter teológico, mas sim, uma questão política, económica e civil. Para Malcolm a violência não era uma forma de barbárie, mas um meio legítimo de conquistas, pois todas as mudanças históricas se deram de maneira violenta. A violência proposta era, portanto, uma metodologia de transformação e não uma barbárie gratuita.
    Ironicamente, a violência que defendia como meio de auto-defesa, acabou por lhe pôr fim à vida. Malcolm foi assassinado – com apenas 39 anos.Muito deixou por fazer mas a História mostrou-nos que os seus ideais não morreram com ele.Na década de 70, uma mulher Angela Davis,militante dos Panteras Negras, tal como Malcom, tornou-se conhecida e famosa pela sua militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos.

    ResponderEliminar