terça-feira, 30 de março de 2010

Conceito de Cultura

Aqui neste blogue falamos de cultura. As origens, as tradições, os efeitos nas sociedades. Porém, o conceito de cultura é muito abrangente, vasto e até, muitas vezes, mal interpretado.
Por isso, queremos deixar-vos aqui a nossa definição de cultura. E ao que nos referimos ao falar de cultura.

É uma palavra latina com a mesma raiz de cultus (cultivo e culto), do verbo colo, aplicado a domínios tão diversos como os campos (colere agros), as letras (vitteras) e amizade (amicitiam). Cícero utiliza a expressão sese excolere ad humanitate, ou seja, cultivar a humanidade e para a humanidade.

A cultura pode ser considerada o que o ser humano produz intelectualmente, ou seja, com a sua inteligência e racionalidade. Assim, criam-se tradições, costumes e valores éticos que passam ao longo das gerações e, assim, cada sociedade tem uma cultura diferente com hábitos próprios.
De acordo com as várias definições que analisámos, a cultura é acção que Homem exerce no meio e em si próprio, que influencia o seu dia-a-dia e a sua maneira de ser e de pensar. Ao longo dos tempos, o ser humano evoluiu e transformou-se, porém os seus hábitos tendem a adaptar-se às novas concepções do mundo, só que os seus princípios basilares mantêm-se intactos. Além disso, a cultura de um sociedade e/ou um povo são transmitidas aos descendentes como uma memoria colectiva, porque a cultura surge como um elemento social e não se pode desenvolver individualmente.
Para nós, a cultura é isso mesmo, o que distingue os povos ou nacionalidades. A cultura está em todos os elementos de um povo e, não só, como geralmente é sugerido, nos intelectuais. Cultura é um factor colectivo e ela é desenvolvida e enriquecida tanto pelos hábitos de dia-a-dia que vão evoluindo como pela arte, literatura, música, dança. A cultura é um elemento que une um povo e que os distingue dos demais.
O conceito de cultura é muito ambíguo, todavia tentámos construir um conceito sobre o nosso entendimento à cerca do significado de cultura.


(Para construirmos este conceito, consultámos diversas enciclopédias, e texto de especialistas. Por isso, ao longo deste texto são visíveis essas mesmas consultas)

1 comentário:

  1. Gostei muito do vosso texto. Vocês apresentam o conceito como algo que pertence ao colectivo e eu não deixo de pensar do conceito no indivíduo. O que nos torna a nós também interessantes é essa riqueza,que nós encontramos à nossa volta: na arte, nos livros, nas pessoas, por todo o lado. Saibamos nós vê-la!

    ResponderEliminar