segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Nós também temos um sonho...

"I have a dream..." Disse Martin Luther King. "We gonna work it out" diz a musica do Common com o Will.i.am. É essa a questão, nós com o nosso projecto pretendemos derrubar algumas barreiras que ainda possam existir, barreiras entre a cultura ocidental e a cultura africana. Barreiras que existam entre todas as culturas, devem ser extintas.
Afinal, num mundo cada vez mais globalizado, num mundo que hoje se torna numa aldeia global, a miscigenação, a mistura e a troca de experiências entre culturas deve ser vista como um caminho para um desenvolvimento e para uma abertura das mentalidades.
A cultura e costumes devem ser preservados porém, as culturas devem-se abrir ao exterior.
O multiculturalismo é uma realidade que estimula toda uma interacção entre culturas distintas. No nosso ponto de vista, é importante essa interacção para que países, culturas, religiões não se tornem fechados ao exterior. No fundo, pode-se misturar culturas criando novos meios de expressão, ou podem-se manter longe de qualquer mistura mas, mantendo essa interacção com vista a que o mundo seja cada vez mais liberto de estereótipos e preconceitos que limitam as relações entre culturas distintas.
Nós também temos um sonho... queremos que o mundo não tenha barreiras ideológicas e culturais que possam prender o espírito às pessoas. Mantenham-se culturas, mas quebrem-se barreiras entre elas, é isso que desejamos.

2 comentários:

  1. Tal como dizem no vosso magnífico texto, num mundo cada vez mais globalizado, a miscigenação não pode ser ignorada ou excluída.Ela está presente por todo o lado, é visível, na nossa escola, na nossa rua, nas nossas casas.Os movimentos migratórios dos nossos dias fazem circular por todo o mundo gentes de todos os continentes.Todos nós conhecemos brasileiros, ucranianos,cabo-verdianos, angolanos, chineses, indianos, etc.O contacto com estas gentes e culturas diferentes é concerteza, enriquecedor e estimulante.A miscigenação é, assim o penso,um processo de enriquecimento racial e cultural.O mundo é uma aldeia global e eu quero fazer parte dessa aldeia tal como vocês.

    ResponderEliminar
  2. Hoje, tenho mais tempo para estar por aqui! E gostei muito deste texto. Pela forma como está escrito e pelas ideias que nele veicula. A diversidade é sempre enriquecedora, saibamos nós reconhecê-la e aprender com ela. Muito bom trabalho!

    ResponderEliminar