terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cinema- Do the right Thing


Do the Right Thing (Não dês Bronca, em português) é um filme de 1989 do realizador afro-americano Spike Lee.

Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Brooklyn, (onde também há um armazém cujos donos são coreanos), juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), que são os seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee), um funcionário. Com predominância de negros e latinos, o local é uma das áreas mais pobres de Nova York. Preenchem o seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos do desporto e do cinema, o que desagrada muito a sua clientela. No dia mais quente do ano, Buggin Out (Giancarlo Esposito), um activista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e desentende-se com Sal por não existirem negros no Wall of Fame dele. Sal responde que esta parede é só para ítalo-americanos e se Buggin Out quer ver fotos dos irmãos que abra sua própria pizzaria. Notando que não vê nenhum italiano para proteger Sal, Buggin passa o resto do dia tentando organizar um boicote contra a pizzaria. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que vai gerar vários problemas. 
Este filme retrata a tensão racial que existe em alguns bairros norte-americanos e faz reflectir sobre problemas sociais como o racismo e a violência, e a forma como se desencadeiam conflitos raciais (muitas vezes é por pequenos motivos). Além disso, a cultura e costumes de vida dos afro-americanos estão presentes, um exemplo é a musica que Radio Raheem tem a tocar no seu grande rádio. Assim, deste modo Spike Lee conseguiu por no seu filme uma mensagem com bastante valor. No fundo, conflitos destes são desnecessários e, por isso, façam a coisa certa!

1 comentário:

  1. Olá Vanessa e João. Gostei muito do filme que vocês falaram, nunca o vi mas tenho esse interesse. Só pelo trailler dá para perceber que é um filme divertido!
    Continuem culturais!!!!


    Joana Amorim

    ResponderEliminar